Áreas de atuação

Alergologia

Atualmente, cerca de 30% da população sofre com doenças alérgicas, sendo as mais comuns: asma, rinite, sinusopatia, alergias alimentares, a medicamentos e insetos.

A alergologia é a especialidade médica que trata destes problemas, investigando suas causas, recomendando medidas de prevenção e imunoterapia.


Teste alérgicos

Os testes alérgicos são a melhor maneira de o médico identificar quais os agentes causadores de alergia no paciente. Desta forma, é possível prescrever o tratamento mais adequado e recomendar medidas de prevenção.

Os agentes alérgicos podem ser: Inalantes (pó domiciliar, pelo de animais, lã, etc); Alimentares (amendoim, leite, soja, etc); Bacterianos; Fungos; Pólens; entre outros.


Imunoterapia

Introduzida por Noon e Freeman em 1911, a Imunoterapia consiste na administração de alérgenos em doses crescentes, visando a dessensibilização do alérgico e a prevenção dos sintomas decorrentes do contato com estes alérgenos.

A OMS - Organização Mundial de Saúde - reconhece a imunoterapia como forma de tratamento eficaz para casos de rinoconjutivite alérgica, asma atópica e reações alérgicas à picadas de insetos.


Dermatologia

A dermatologia atua no diagnóstico e tratamento das doenças que afetam a pele, a mucosa, as unhas e os cabelos.

Anualmente, 1/3 da população apresenta algum tipo de problema dermatológico, o que representa 20% das consultas realizadas em hospitais gerais.


Pequenas cirurgias

Alguns problemas dermatológicos podem necessitar de tratamento cirúrgico, cabe ao médico orientar sobre o que é mais indicado para cada caso. Para a remoção de cistos e sinais, por exemplo, o ideal é a realização de uma pequena cirurgia.


Pneumologia

Cabe a pneumologia prevenir, tratar e diagnosticar as patologias que acometem as vias aéreas (traquéia e brônquios) e os pulmões.

As principais doenças são: asma brônquica, bronquite crônica, enfisema pulmonar, câncer de pulmão, pneumonia, tuberculose, entre outras. A pneumologia também atua no tratamento das pessoas que desejam parar de fumar.


Prova de Função Pulmonar

A Prova de Função Pulmonar (PFP) é um exame realizado para avaliar a capacidade respiratória do paciente e consiste em três exercícios de inspiração e expiração que variam de intensidade. Analisando os resultados deste exame o médico poderá recomendar o melhor tipo de tratamento.

A PFP é recomendada para pacientes com doença pulmonar crônica, bronquite, asma, enfisema, tuberculose, em casos de fumantes e de pessoas que irão se submeter a longas cirurgias.


Tratamento anti-tabagismo

Está comprovado que a nicotina causa dependência e que o tabaco é responsável por 50 tipos de problemas de saúde diferentes como, por exemplo, infarto, angina, câncer, enfisema, etc. Além disso, a fumaça do cigarro é composta por cerca de 4.700 substâncias tóxicas, que afetam também os não-fumantes que convivem com tabagistas.

Abandonar o cigarro é difícil e fundamental para a melhoria da sua qualidade de vida e para a saúde de seus familiares e amigos. Procure orientação de um médico especializado neste tipo de tratamento para tornar a sua vida mais saudável.
Unidades: Centro | Madureira | Niterói | Tijuca. Consultas com hora marcada.
Central de Marcação de Consultas: (21) 3515-0808