Doenças comuns durante o outono

O mês de março, normalmente, é marcado por muita chuva. Como dizia Tom Jobim, "são as águas de março fechando o verão" para dar início a uma nova estação, o outono. Mas, com essa estação também chegam algumas enfermidades comuns nesse período, as chamadas doenças sazonais, que aparecem com frequência em uma determinada estação do ano.

Segundo especialistas, no outono há um aumento considerável de doenças respiratórias, inflamatórias e alérgicas, como: resfriado, gripe, laringite, asma, bronquite, pneumonia e bronquiolite.

A razão deste aumento de doenças está ligada, sobretudo, a fatores climáticos. Nesse período do ano no Brasil, a temperatura do ar diminui, há pouca umidade atmosférica e, consequentemente, maior nível de poluição no ar.

A poluição é considerada a principal causa de surgimento de doenças respiratórias nessa estação do ano. A combinação desses fatores climáticos com o fato das pessoas ficarem mais tempo em ambientes fechados também pode contribuir para a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar. Por isso, é importante evitar lugares com aglomeração de pessoas.

Caso um indivíduo apresente sinais de febre, tosse persistente e presença de catarro amarelado por um período superior a três dias, deve procurar atendimento médico. A automedicação não é recomendada.

Leia, abaixo artigos escritos sobre as doenças mais comuns no outono, suas complicações, contágios, tratamentos e formas de prevenção, escritos pelo Dr. Márcio Ataíde Lança e publi- cados no site ABC da Saúde (www.abcdasaude.com.br).


Doenças mais comuns

Resfriado

Gripe

Gripe A H1N1

Laringite

Asma

Bronquite aguda

Bronquite crônica

Pneumonia

Bronquiolite

Fontes: ABC da Saúde, Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e Vida e Saúde (terra.com.br)

Unidades: Centro | Madureira | Niterói | Tijuca. Consultas com hora marcada.
Central de Marcação de Consultas: (21) 3515-0808